Secretaria de Saúde Promove Caminhada em Campanha ao Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal de Saúde de Peixe promoveu uma caminhada coletiva nas principais avenidas da cidade, com o objetivo de gerar reflexão sobre a necessidade de prevenção das doenças e distúrbios que podem levar ao suicídio. Contamos com a participação especial dos alunos do Colégio Estadual Dom Alano, Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Secretaria de Assistência Social. Ao final da caminhada, foi realizada uma palestra sobre o suicídio com a Psicóloga de referência da Proteção Especial Vanuzia Milhomens.

No Brasil, cerca de dez mil pessoas cometem suicídio anualmente, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria. são 11,4 suicídios a cada 100 mil habitantes. Em escala mundial, o número chega a 800 mil por ano, o equivalente a um suicídio a cada 40 segundos, de acordo com dados da OMS apresentados ABP.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e durante todo esse mês, foram realizadas campanhas nas unidades de saúde com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção.

Alguns dos sintomas alertados por psicólogos e especialistas são: mudanças de humor, perda de interesse ou prazer nas atividades, tristeza, choro excessivo, irritabilidade ou isolamento social, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado, entre outros.

A primeira orientação é procurar o posto de saúde mais próximo. É importante passar por uma avaliação médica e, de acordo com o laudo, o caso será encaminhado para uma unidade especializada.

Compartilhar

Desenvolvido por